Benefícios do chá de alecrim para saúde e para que serve

Você sabia que o chá de alecrim é usado tradicionalmente para tratar dores reumáticas? Por suas propriedades estimulantes favorece a recuperação em algumas doenças do aparelho respiratório, como tosse ou até mesmo asma, e do aparelho digestivo, azia, flatulência,…etc. Além disso, é usado em produtos de beleza, como xampu para evitar a perda do cabelo, e até mesmo para favorecer a memória.

Propriedades do chá de alecrim

Estimulantes,
Antirreumáticas,
Tônicas,
Bom para anemia
Antioxidantes,
Bactericidas,
Relaxantes,
Anti-inflamatórios,
Fortificantes,

Benefícios do chá de alecrim

O alecrim tem efeitos estimulantes e tônicos, o que favorece a recuperação das doenças respiratórias e do aparelho digestivo e ajuda nas afecções do fígado.O alecrim também ajuda a reduzir levemente as dores da menstruação e, além disso, facilita o esvaziamento sanguíneo, evitando os problemas colaterais que provoca, tais como dores de cabeça, estômago, retenção de líquidos e irritabilidade geral. O alecrim também contém ferro, o que ajuda a combater a anemia.

É uma das plantas mais antioxidantes,já que é rico em ácido rosmarínico, que contribuem com sabores. Essas propriedades podem ser muito úteis no tratamento de doenças como a Sida, o cancro ou a doença de Alzheimer. Esta mesma propriedade pode ser aproveitada para o tratamento de doenças degenerativas como a artrite ou osteoartrite.

Para que serve o alecrim

Internamente é utilizado:

Para favorecer a recuperação de doenças respiratórias,
Para a recuperação do aparelho digestivo: favorece a digestão, ajuda o fígado, evita as flatulência e a acidez do estômago,
Para atenuar os problemas de menstruação e facilitar o esvaziamento sanguíneo, evitando dessa forma as dores de cabeça, retenção de líquidos e a irritabilidade,
Para superar os casos de anemia de nosso organismo, já que contém muito ferro,
Para tratar doenças como o câncer, a aids ou doença de alzheimer,
Para a artrose,
Para combater as intoxicações alimentares,
ara complementar o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia.

Externamente é usado:

Para relaxar os músculos doloridos,
Para desinflamar e descansar os pés,
Para melhorar a circulação do couro cabeludo e favorecer o nascimento do cabelo (xampus e loções),
Para fortalecer as unhas frágeis e quebradiças,
Para combater o mau hálito,
Para o cuidado da pele do rosto, especialmente em cremes para a pele oleosa.

Efeitos Colaterais do alecrim

O alecrim em altas doses pode provocar dores de cabeça e espasmos musculares.O óleo essencial de alecrim é utilizado por via externa pode causar vermelhidão da pele.Não é recomendado o consumo de alecrim durante a gravidez, já que em grandes doses pode provocar aborto.

chá de alecrim

Contra-indicações do uso do alecrim

Além de ser contra-indicado durante a gravidez, também é contra-indicado em processos inflamatórios intestinais, como a doença de Crohn ou cólon irritável. Pode ter efeito adstringente e agravar a prisão de ventre.

O óleo essencial é contra-indicado em casos de epilepsia, a demência senil ou de Parkinson. O banho de alecrim durante a noite pode alterar o sono, ou que não está recomendado em pessoas que sofrem de insônia.