Cirrose tem cura? quais as causas sintomas e tratamentos

A cirrose é o resultado de problemas no fígado, fazendo com que o organismo vá perdendo a sua função e encaminha-se para a falência completa. É o resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de certos vírus (hepatite A,B,C,…) ou o abuso de bebidas alcoólicas.

O  fígado deixa de realizar as funções para o organismo, tais como o processamento de alimentos e medicamentos, produção de proteínas e a produção da bile, que atua na digestão.O grande perigo da cirrose hepática, é que costuma ser uma doença silenciosa durante anos. O fígado mesmo sendo prejudicado, parece não apresentar nenhum problema. Isso atrasa o diagnóstico, que, sobretudo na América Latina, ainda se dá na maioria das vezes em estágio avançado,a fase em que costumam aparecer os sintomas.

A cirrose não tem cura (nem pode ser revertido), a solução pode ser um transplante de fígado. A recomendação, portanto, é estar atento se existem fatores de risco para a doença (hepatite crônica, etilismo, presença de gordura no fígado, etc.) com o fim de agir o mais rápido possível.

Quais são as causas da cirrose

– Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

– O excesso de peso e obesidade

– Hepatite (principalmente as de tipo B e C)

– Predisposição genética

– Idade superior a 40 anos

– Uso (ou abuso) de medicamentos

– Diabetes

Quais são os sintomas da cirrose

– Pele amarelada (icterícia)

– Inchaço no abdômen

– Emagrecimento excessivo

– Fraqueza

– Perda de apetite

– Mau hálito

– Nódulos amarelados pelo corpo (especialmente perto da pálpebra)

– Tosse e vômitos com sangue

– Perda de cabelo

Como prevenir esta doença

A melhor maneira de prevenir a cirrose hepática é adotar um estilo de vida mais saudável, evitando o exagero de bebidas alcoólicas, dieta calórica e a automedicação. Outro fator importante é se proteger dos vírus de hepatite, sobretudo do tipo B, para o qual existe uma vacina.

O uso de preservativo nas relações sexuais também protege o organismo contra o agente viral. O tratamento das hepatites crônicas, como a do tipo C, é crucial para evitar que o fígado sofre de cirrose e, com isso, perca suas funções.

Quais são os tratamentos para cirrose

O objetivo é evitar que a cirrose avanço e se agrave. O fundamental no plano terapêutico é identificar a causa do problema,se é o vírus da hepatite, a ingestão de álcool, a presença de gordura, etc.Alguns medicamentos podem ser receitados.

Os casos mais graves de cirrose acabam sendo feitos o transplante de fígado; onde o órgão comprometido é substituído por outro, proveniente de um doador.Os médicos, no entanto, tentam, dentro do possível, em não chegar a essa instância, o perigo e as dificuldades levantadas. Daí a importância da detecção precoce; e, acima de tudo, do cuidado do nosso organismo.