Conheça os benefícios da caminhada, será que emagrece?

5 (100%) 2 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O sedentarismo é a epidemia do século XXI, por isso, fazer caminhada é a medicina mais popular e mais eficiente inventada. O que antes era uma saúde normal, agora são os lucros extraordinários obtidos fora da rotina: passar um bom tempo do dia, andando, recuperar o tônus muscular, limitar a nossa alimentação e melhorar a nossa respiração

Os benefícios da caminhada são muitos, faça 30 minutos por dia, respirar o ar puro do campo trás para o nosso corpo extraordinários benefícios. Caminhar não só pode ajudar-nos a cuidar da saúde do coração e a encher o nosso corpo de energia, mas também para potenciar a beleza e a melhorar o aspecto físico.Vários estudos têm demonstrado o impacto positivo de uma caminhada em doenças associadas ao sedentarismo.Uma caminhada de 30 minutos ajuda a prevenir o risco de acidentes cardiovasculares e doença coronariana.

Benefícios da caminhada para saúde

1 – Melhora a saúde cardiovascular
A Federação Mundial do Coração, assegura que caminhar ao menos meia hora por dia, cinco vezes por semana, aumenta a esperança de vida e reduz o risco de sofrer uma doença cardiovascular em até 11%. Isto se deve a que o exercício físico aumenta a força e a capacidade do coração para bombear o sangue ao resto do corpo. Além disso, a caminhada também melhora a capacidade de dilatação das artérias, reduzindo o risco de aterosclerose e pressão alta

2 – Ajuda a manter sob controle o peso corporal
Caminhar ao menos meia hora regularmente é uma prática que ajuda a acelerar o metabolismo, uma vez que se favorece a queima de gorduras. De fato, sabe-se que caminhar 30 minutos diários implica um gasto de energia de 1.000 calorias por semana, de forma que possamos manter o nosso peso corporal sob controle, aumentando o tônus e a massa muscular.

3 – Previne a diabetes
Caminhar ao menos meia hora por dia estimula a produção de insulina, hormônio que controla o nível de açúcar no sangue. Portanto, é uma excelente atividade para prevenir a diabetes ou mantê-la sob controle. De fato, foi analisado que andar melhorar a resposta à insulina de pessoas diabéticas.

4 – Dá mais energia
Quando caminhamos, o nosso organismo é ativado: a circulação aumenta, o fornecimento de oxigênio para os tecidos aumenta e o metabolismo se mobiliza. Tudo isso faz com que nos sintamos mais dinâmicos e com maior energia para encarar as tarefas do dia a dia. Este efeito aumenta a nossa produtividade e melhora o nosso estado de ânimo.

5 – Tonifica as pernas, os glúteos e o abdômen
Caminhar 30 minutos por dia ajuda a fortalecer os músculos das pernas tonificadas. Além disso, ajuda a queimar o excesso de gordura abdominal, ajudando a melhorar o tônus muscular nesta área. Caminhar também tonifica e levanta os glúteos de forma natural.

benefícios da caminhada
Foto:Divulgação/pt.dreamstime

6 – Melhora a atividade cognitiva
As estatísticas estimam que 1 em cada 14 pessoas com mais de 65 anos e 1 em cada 6 pessoas com mais de 80 são propensas a sofrer de demência. No entanto, também é sabido que andar meia hora por dia aumenta a atividade cognitiva e pode reduzir o risco de demência em até 40%. Isto se deve a que andar estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro e, portanto, melhora o desempenho cognitivo.