Diabetes tem cura? quais são as causas? sintomas e tratamentos

5 (100%) 3 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A diabetes é uma doença crônica que aparece quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente ou quando o organismo não consegue usar a insulina que produz.Caracteriza-se, essencialmente, pela presença de concentrações elevadas de glicose no sangue (hiperglicemia). Isso ocorre devido à alteração na ação da insulina ou, na ausência deste hormônio, que é produzida no pâncreas para permitir a captação de glicose pelos tecidos, que a usam como combustível.

Dentro do diabetes mellitus (DM) tipo 1 distinguem-se dois tipos fundamentais: a DM tipo 1a, de origem auto-imune, e a DM tipo 1b, de caráter idiopático.Na diabetes auto-imune, são atacadas e destruídas as células produtoras de insulina: as células beta do pâncreas. Ao carecer de insulina, não se pode concluir com êxito o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas.

Quais são as causas da diabetes

A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença auto-imune, em que as células produtoras de insulina são atacadas e destruídas: as células beta do pâncreas. Ao carecer de insulina não é possível executar corretamente o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas.

O desencadeamento deste ataque auto-imune ocorre por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Entre os fatores ambientais, os vírus parecem os candidatos mais prováveis. Até o momento, não foram identificadas causas específicas (incluindo vacinas e elementos da dieta) que possam desencadear doença em pessoas que devem ter previamente uma susceptibilidade geneticamente condicionada.

Os fatores hereditários parecem ter um papel importante, mas a doença praticamente nunca se adquire diretamente por herança.

Quais são os sintomas da diabetes

Os principais sintomas antes do diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 são:

Cansaço.
Perda de peso.
Sede intensa.
Contínua produção de urina, mesmo durante a noite.

Quais são os tratamentos da diabetes

Além do transplante de ilhotas pancreáticas, que continua a mostrar limitações e um fraco desempenho, as principais esperanças estão postas na terapia celular e a imunoterapia. Até à data, estas técnicas foram aplicadas de forma experimental em animais.A terapia celular, busca-se conseguir uma fonte inesgotável de células produtoras de insulina a partir de células-tronco (embrionárias ou adultas) com capacidade de autorregenerar-se e diferenciar-se em células maduras, no nosso caso, a células beta produtoras de insulina.

diabetes

A imunoterapia busca frear a alteração do sistema imune que destrói as próprias células produtoras de insulina. O tratamento com células-tronco foram obtidos usando trata-se de células-tronco, mas com propriedades fundamentalmente inmunomoduladoras. A sua obtenção é relativamente simples, geralmente a partir da medula óssea do próprio paciente, sem precisar da imunossupressão.