Dieta Dukan o que é? como fazer? realmente emagrece? veja aqui

Dieta Dukan o que é? como fazer? realmente emagrece? veja aqui
5 (100%) 2 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Uma das dietas mais famosas que existem atualmente, é a Dieta Dukan, que deve o seu nome ao médico francês Pierre Dukan. Embora o método criado pelo nutricionista tem gerado muitas controvérsias, é inquestionável a grande popularidade que alcançou.

Trata-Se de uma dieta restritiva, ou seja, que nos impede de comer certos alimentos. Além disso, costumam ser aconselhadas ingestões calóricas muito baixas, que variam com relação ao sexo, idade, peso e atividade física.O Dr. Dukan considera que, dado que as proteínas precisam de muita energia para digerir, são o macronutriente sobre o que deve estruturar esta dieta.

Quais são as fases da dieta dukan?

1 – Fase de ataque
Como o seu nome indica, trata-se da fase mais radical. Na fase de ataque são consumidos principalmente alimentos muito ricos em proteínas e baixos e carboidratos(carne, peixe, aves, frutos do mar, ovos e produtos lácteos desnatados). Esta fase dura entre dois e sete dias, geralmente.

2 – Fase de cruzeiro
Nesta fase, são adicionados à dieta,carboidratos, principalmente vegetais como o brócolis ou espinafre, embora de forma muito limitada. Não são permitidas as frutas e a fase se deve prolongar até que tenhamos obtido o peso que pretendamos manter.

3 – Fase de consolidação
Na fase de consolidação, a pessoa já perdeu todo o peso que queria, por que adicionaremos de forma progressiva a nossa dieta algumas frutas e legumes. Como normal geral, para cada quilo perdido, precisamos prolongar dez dias nesta fase, mas isso é variável em função da constituição de cada pessoa.

4 – Estabilização
Na fase de estabilização tentaremos adquirir hábitos alimentares positivos que possamos manter por toda a vida, mas um dia por semana, a nossa alimentação deve seguir, com base na sua prática totalidade em proteínas.
Quanto às bebidas, só é permitida a água, o chá e o café. Refrigerantes e sucos não são permitidos por causa de seu teor calórico.

Quais são os efeitos colaterais da dieta dukan?

Tudo isto parece que tem muito sentido, ou pelo menos isso é o que Pierre Dukan conseguiu, mas o certo é que existe uma grande controvérsia com relação a esta dieta.A fase de ataque, por exemplo, provoca um grande défice de vitaminas e minerais por causa da falta de alimentos vegetais.

1 – Perda de massa muscular
Ao ingerir muito poucas calorias, é muito provável que nos sentimos uma sensação de cansaço e que. se queremos realizar qualquer tipo de esporte. não vamos render quase nada praticamente. E não só isso, mas a baixa ingestão de calorias é possível que nos leve a perder uma quantidade considerável de massa muscular.

2 – Prisão de ventre
O fato de eliminar a fibra na fase de ataque também pode causar prisão de ventre, um problema muito chato que provoca falta de movimento no intestino.

Conclusão

Além disso, seguir uma dieta hipocalórica restritiva durante um longo período de tempo, é muito possível que nos leva a sofrer o temido efeito rebote, que implica que, em geral, não apenas recuperar o peso perdido, mas que vai ganhar ainda mais.

Todos estes fatores de risco têm levado a que associações francesas, britânicas e espanholas consideram que este método de alimentação é perigoso e deve ser evitado. Tendo em conta estas razões, você deve considerar se você seguir ou não esta dieta, antes de tudo, consultar antes com um nutricionista.

7 Dicas Para Você Conseguir Fazer A Dieta Dukan Até O Fim

1 – Tire proveito do café da manhã
Esta refeição é fundamental para que não perca o pique necessário para começar o dia e evitar que você morra de fome e desista da dieta já no almoço, além dessa refeição acelerar o metabolismo, uma dica é, já  que só é permitido comer proteínas, com o farelo de aveia preparar panquecas, pão, muffins, não deixar a dieta cair na monotonia, mas, caso não tenha tempo, ou não consiga, de jeito nenhum, comer de manhã, tente consumir pelo menos um pote de iogurte 0%.

2 – Muitas variedades
Tente variar ao máximo seus pratos, não deixe a monotonia sabotar sua dieta, nada de ficar no mais fácil, tipo frango com salada em todas as refeições, use a criatividade e coloque cores no seu prato para criar o apetite.

3 – Exercícios
Acredite, se acabar fazendo exercícios pode não ser uma boa ideia, na verdade, só vai contribuir para você correr o risco de abandonar a dieta, já que as atividades físicas muito intensas dão muita fome, a dica é caminhar ou nadar por 20 minutos todos os dias.

4 – Durma bem
Comprovadamente, se dormir menos de 8 horas por dia o metabolismo desacelera e prejudica a queima calórica, além de também aumentar a compulsão alimentar, elevando em três vezes o risco de engordar.

5 – Não se deixe levar
É sempre assim, muitas vezes por preocupação, excesso de zelo ou até mesmo inveja, aparece muita gente querendo lhe tentar ou lhe tirar da dieta, geralmente com argumentos de  que o regime é muito restritivo e que você vai ganhar o dobro do peso depois, e é aí que você tem que ser forte e mostrar determinação. 

Mostre-lhe que com a dieta Dukan é possível comer de maneira saudável, com frutas verduras e proteínas magras. Carboidratos, na fase de consolidação podem ser consumidos com moderação.

dieta dukan

Foto:Divulgação/Pixabay

6 – Finais de semana
Ok, a gente sabe que finais de semana são verdadeiras tentações, são festas e eventos que, geralmente, vêm acompanhados de guloseimas, mas sempre há espaço para inserir a dieta Dukan, por exemplo, fale com a dona da casa, se for uma reunião com amigos, avise sobre seu cardápio para que você sempre tenha opções.

É só ter em mente que você deve ficar longe dos pães e massas e do álcool, principalmente. Na sobremesa, escolha frutas e queijos magros e persista, lembrando que na fase de manutenção do peso na Dukan você terá até refeições livres.

7 – Comer com prazer
Não faça da dieta um grande sacrifício, assim, provavelmente, ela não terá grandes chances de ser mantida, tente transformar as refeições em momentos de prazer. Tente almoçar ou jantar, por exemplo, com amigos, pessoas agradáveis, você vai ver que suas refeições serão mais prazerosas e, assim, vai ser mais fácil seguir com o programa.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.