Diferenças entre colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL)

Diferenças entre colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL)
5 (100%) 2 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Qual é a diferença entre o colesterol bom e ruim? Se quiser saber hábitos saudáveis e conhecer um pouco mais sobre o colesterol aqui em nosso site vamos explicar. Neste artigo vamos aprender qual é a diferença entre ambos, como se controla o colesterol ou o que acontece quando seus valores aumentam.

Colesterol bom e ruim o que é?

O colesterol é uma substância natural e essencial para o bom funcionamento de todas as células que se encontra no corpo humano. O colesterol é em uma pequena quantidade da alimentação, enquanto que a maioria do colesterol se produz no nosso próprio fígado.O colesterol em si não é ruim, só é um problema quando os níveis no sangue são elevados. Não podemos ter mais colesterol do que o que nosso corpo precisa, então o colesterol que passa do seu limite, você pode ir acumulando nas paredes das artérias, afetando de forma direta a saúde do nosso coração.

Colesterol ruim LDL

Agora, a palavra colesterol tende a ter uma conotação negativa porque quando é usado, geralmente, é feito para referir-se às lipoproteínas de baixa densidade (LDL).As lipoproteínas são, na realidade, as encarregadas de que o colesterol chegue até as células através da corrente sanguínea. Quando há excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o colesterol pode se acumular nas artérias, dificultando o transporte de oxigênio através do sangue, o que aumenta o risco de problemas cardíacos e cerebrais. Esta é a razão pela qual é conhecida comumente como o colesterol ruim.

O colesterol ruim é o que se tende a acumular-se nas paredes internas das artérias e das veias, fruto de uma alimentação pouco equilibrada e/ou hábitos pouco saudáveis. Ao contrário, o colesterol bom, ou HDL, o colesterol ruim é melhor quanto menos nível tenhamos no sangue.

Os níveis abaixo de 100 são ótimos em tudo o relacionado com o mau colesterol.
Os níveis entre 100 e 129 entram dentro da escala do “aceitável”.
130 a 159 entra dentro da área da zona limítrofe.
De 160 a 189 já seriam altos níveis.Neste é necessário mudar os hábitos alimentares e implementar rotinas para baixar o colesterol.
Mais de 190. O risco de morte por problemas cardiovasculares é grande.

Colesterol bom HDL

Além do colesterol LDL, existem as lipoproteínas de alta densidade (HDL), que são aquelas que transportam o colesterol a partir dos tecidos do corpo para o fígado. Devido a que as HDL podem retirar o colesterol das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para excreção, é conhecido como o colesterol bom.

colesterol
Foto:Divulgação/Pixabay

Um dos dados que nem todo mundo sabe é que as altas concentrações de HDL têm um caráter protetor contra as doenças cardiovasculares e, portanto, quando há um nível baixo do mesmo produzem um aumento do risco destas doenças.Ajuda a proteger o interior das artérias e diminui o risco de sofrer de doenças relacionadas com o coração. Neste sentido, o colesterol HDL é melhor quanto mais o nível tenhamos no sangue. Os níveis variam, dependendo se é homem ou mulher:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *