Endometriose quais as causas sintomas e tratamentos

A endometriose atinge cerca de 15% das mulheres com idades entre 15 e 45 anos no qual se consiste em uma dor insuportável já que isso acontece devido a infertilidade onde a acupuntura auxilia muito no tratamento diminuindo assim a ingestão de analgésicos.

O problema só é percebido por algumas mulheres quando tentam engravidar, mas assim não obtêm sucesso onde o seu diagnostico não é muito fácil já que devido a infertilidade as queixas de dores durante a relação sexual são constantes onde acaba influenciando na vida a dois.

Esta doença pode ser caracterizada pela presença do endométrio-tecido que recobre o interior do seu útero quando não é expulso por meio da menstruação acaba se alojando em outros órgãos como na região pélvica em ovários, peritônio, trompas dentre outros no qual pode acabar comprometendo o intestino, reto e barriga.

Endometriose sintomas e tratamentos

Um dos sintomas da endometriose são fortes e constantes cólicas, intestino preso, diarreia em período menstrual, dores abdominais fora de época, dificuldades para engravidar e dor durante a relação sexual já que esses são um dos principais sintomas.

Para que o problema possa ser detectado é necessário fazer uma intervenção cirúrgica chamada de laparoscopia que consiste na introdução de um instrumento na cavidade abdominal a fim de visualizar todo o abdômen e a pélvis para que assim possa verificar os implantes endometriais.

Durante o exame é retirado uma amostra do tecido para biopsia tudo para facilitar o diagnostico mais preciso, os exames como ultrassom também são validos mais não conseguem determinar com muita precisão e uma das causas da endometriose são os autos níveis de estrogênio faz com que ela apreça, consequência de obesidade.

O tratamento vai depender da idade da mulher, da extensão da doença, dos sintomas e do tempo de infertilidade já que os tratamentos se consistem em analgésicos, interrupção do ciclo menstrual com ACO utilizados de modo continuo por um período de 6 a 12 meses.

Foto:Divulgação/pt.dreamstime

Sendo assim se você estiver sentindo alguns dos sintomas indicados a cima ou tenha qualquer duvida com relação ao assunto o melhor é procurar um médico para que assim o mesmo possa lhe explicar mais detalhadamente.