Febre amarela tem cura? quais as causas sintomas e tratamentos

5 (100%) 3 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A febre amarela, é uma doença viral, hemorrágica aguda e potencialmente mortal, que é causada através da picada do mosquito infectado pela doença.Pessoas que sofrem com esta doença apresentam, vários sintomas, febre alta e uma cor amarelada da pele, olhos e mucosas, causada por um distúrbio hepático conhecido como icterícia.

Registros estatísticos da Organização Mundial de Saúde estimam que cerca de 200.000 mil pessoas por ano contraem a febre amarela, a nível global, das quais cerca de 30.000 perdem a vida. Tem uma presença acentuada nas zonas tropicais da África, América Central e América do Sul.

Quais são as causas da febre amarela

O causador da doença é o vírus da febre amarela, um protozoário da família Flavivirus, um vírus de RNA de cadeia simples e positiva.O que transmite o vírus para o ser humano é um mosquito, o mosquito Aedes aegypti, e outras espécies do gênero Aedes (como A. simpsoni, A. africanus) na África, e também dos gêneros Haemagogus (América do Sul) e Sabethes.

Estes mosquitos costumam viver acima dos 1300 metros de altitude, e como quase todos os mosquitos, abundam em áreas com águas paradas. A picada do Aedes costumam acontecer durante o dia, e transmitem o vírus através de sua saliva.

Quais são os sintomas da febre amarela

A febre amarela pode apresentar-se de forma assintomática, ou de forma leve,ou quadros mais graves no entanto, quando se desenvolve o quadro clínico mais comum, seja moderada ou grave, distinguem-se três etapas depois de um período de incubação de 3 a 6 dias.

A primeira fase, conhecida como fase de infecção, tem uma duração aproximada de 3 dias e se manifesta com os seguintes sintomas:
Febre
Náuseas
Vômitos
Dor de cabeça intensa
Dor lombar e em todo o corpo
Fotofobia
Língua vermelha
Pulso lento (sinal de Fagote)
Diminuição dos leucócitos
Albuminuria

Na segunda etapa da febre amarela,neste período, um número importante de pacientes pode evoluir favoravelmente conseguindo desenvolver imunidade e superando a doença sem maiores complicações.Veja alguns dos sintomas:
A icterícia torna-se evidente
Sangramentos frequentes, em forma de hematêmese (vômitos de sangue)
A albuminuria se acentua
Apresenta delírio e agitação

Febre amarela aguda no caso quando a doença já encontra-se no estágio avançado, o quadro clínico apresenta:

Hemorragia grave
Insuficiência hepática
Insuficiência renal aguda

A morte pode ocorrer entre 7 e 10 dias. Mais de 50% dos casos graves morrem e alguns dos pacientes que sobrevivem à fase aguda, podem ficar com sequelas

febre amarela

Quais são os tratamentos da febre amarela

Não existe um tratamento específico para remediar a febre amarela, mas é necessário controlar os sintomas, e prevenir para não contrair a doença.