Hipertensão arterial ou pressão alta tem cura? causas sintomas e tratamentos

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma patologia crônica que consiste no aumento da pressão arterial. Uma das características desta doença é que não apresenta sintomas claros e que estes não se manifestam durante muito tempo.A hipertensão é uma patologia tratável: se não for controlada adequadamente, pode levar a complicações graves, como por exemplo, um infarto do miocárdio, hemorragia ou trombose cerebral, o que pode ser evitado,se a pessoa prevenir.

Quais são as causas da pressão alta

Embora ainda não se conhecem as causas específicas que provocam a pressão alta, se relaciona com uma série de fatores que costumam estar presentes na maioria das pessoas que sofrem. Vamos diferenciar dois tipos:Não modificáveis: genética, sexo e idade; e Modificáveis: hábitos, ambiente e costumes.

Fatores genéticos
A predisposição para desenvolver hipertensão está ligada a genética familiar. Quando um dos nossos pais, ou ambos, são hipertensos, as possibilidades de desenvolver hipertensão é duplicado.

Sexo
Os homens tem mais predisposição a desenvolvê-lo do que as mulheres, até que elas chegam à idade da menopausa. Isso se deve ao fato de que a a mulher tem um hormônio que a protegem enquanto está na idade fértil (estrogênio) e, por isso, têm menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares. No entanto, as mulheres jovens que tomam pílulas anticoncepcionais têm mais risco de desenvolver uma doença cardíaca.

Idade
Tanto a pressão arterial sistólica ou máxima como a diastólica ou mínima aumentam com os ricos com o passar dos anos, logicamente, encontra-se um maior número de hipertensos, à medida que aumenta a idade.

Sobre peso
As pessoas com excesso de peso estão mais suscetíveis a ter mais alta a pressão arterial, o que um indivíduo com peso normal.
A freqüência de hipertensão arterial entre os obesos, independentemente da idade, é entre duas e três vezes superior à dos indivíduos com peso normal. Também é verdade, que a redução de peso faz com que eles desapareçam essas alterações.

Causas vasculares
As principais patologias vasculares que influenciam são: Doença renal dp.Doença renal crônica.Tumores produtores de renina.A síndrome de LiddleEstenosis da artéria renal

Endocrinológica
Incluem desequilíbrios hormonais exógenos e endógenos.

Contraceptivos
Cerca de 5 por cento das mulheres que tomam contraceptivos orais podem desenvolver hipertensão.

Quais são os tratamentos para pressão alta

Na hora de tratar a hipertensão há dois fatores fundamentais de ações a realizar:O paciente deve melhorar os hábitos de vida: ter uma dieta saudável, diminuir o consumo de calorias, açúcares e gorduras e aumentar a prática de exercício físico.

pressão alta
Foto:Divulgação?pixabay

Além disso, se o paciente é fumante, convém abandonar esse hábito e se você costuma consumir álcool, é aconselhável que o reduza consideravelmente.No caso as mudanças de hábitos podem não funcionar, existem tratamentos farmacológicos que são muito úteis para controlar a pressão alta. Inicialmente, os tratamentos começam com um único medicamento. Não obstante, em alguns casos, esta medida não é suficiente e precisam combinar com dois ou três medicamentos para controlar a pressão arterial.