Conheça os benefícios do mastruz para saúde

O mastruz é uma planta aromática nativa da América Central que, graças a seus benefícios e propriedade medicinal e tem muitos benefícios para saúde.Cresce muito bem em hortas caseiras, sendo capaz de se adaptar a diferentes condições climáticas. Tem folhas largas, troncos bem ramificados, de flores, de cor verde, e pode alcançar até um metro de altura. De fato, tal é sua adaptação, que o seu cultivo se estendeu ao resto da América do Sul, Europa e vários países da Ásia.

Benefícios do mastruz para saúde

Como uso medicinal o mastruz conta com vários benefícios, por exemplo, usando a flor e a folha para a elaboração de chás para o tratamento de cólicas hepáticas, gástricas e intestinais, bem como para eliminar os parasitas do intestino.

Neste último caso, prepara-se um chá em um copo de água fervendo uma colher de chá de mastruz fresco. Depois de deixar repousar um minuto, deve-se coar para beber a infusão imediatamente, bem quente.

1 – Bom para cólicas menstrual
Para acalmar o sintomas menstruais como o atraso do ciclo menstrual ou cólicas é utilizado sozinho ou em combinação com a ruda, com cabelos de milho ou com zoapatle, outras ervas que potencializam sua ação.

Para a mulher, além de ser de grande utilidade com a sua ação para reduzir as dores menstruais também conta com benefícios para aumentar a produção de leite materno e como complemento do tratamento para a esterilidade.

2 – Bom para digestão
Trata-Se de uma planta com propriedades digestivas que pode ser consumida como se se tratasse de um aperitivo. Além disso, também conta com propriedades contra as flatulência, como tratamento natural contra a indigestão e diarreia.

3 – Bom para doenças respiratórias
Pode ser aproveitada esta erva para o tratamento de doenças das vias respiratórias, como o catarro, a tosse e bronquite. Leia também: para que serve a hortelã-pimenta, outra planta medicinal ideal para tratar as doenças das vias respiratórias.

Contraindicações do uso de mastruz

Apesar de tratar-se de uma planta aromática natural tem contra-indicações devido a que um de seus compostos químicos, o ascaridol é de toxicidade e é o que lhe dá o seu característico sabor amargo.Por isso, o seu abuso no consumo pode causar náuseas, vertigens, tremores nas mãos e nos pés, vômitos e dores de cabeça.

mastruz
Foto:Divulgação/Reprodução internet

Por este motivo, não pode ser utilizado em crianças menores de doze anos, em mulheres grávidas e em período de amamentação, em pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, as que têm problemas ao nível do fígado, gastrite e úlceras ou transtornos do rim. De fato, uma dose alta pode afetar seriamente o rim, paralisia das vias aéreas e em alguns casos pode levar à morte quando se usa o óleo da erva em excesso e sem uma prescrição médica.