Microcefalia será que tem cura? causas sintomas e tratamentos

A microcefalia é um distúrbio neurológico em que a circunferência da cabeça é menor do que a circunferência média para a idade e o sexo da criança.O crescimento da cabeça é determinado pelo crescimento do cérebro, o que uma cabeça pequena significa que o cérebro é mais pequeno do que o normal. A exceção a isso é a craniossinostose, em que os ossos do crânio estão fundidos e não permitem o crescimento do cérebro.

As crianças com microcefalia nascem com uma cabeça de tamanho menor, posteriormente, a cabeça deixa de crescer, enquanto a face continua a desenvolver-se normalmente, o que produz que a criança tenha a cabeça pequena, o rosto grande, da frente para trás e o couro cabeludo mole e frequentemente amassado. À medida que a criança cresce, a pequenez do crânio torna-se mais evidente.

Quais são as causas da Microcefalia?

A microcefalia está presente desde o nascimento, o crescimento do crânio é determinado pelo crescimento do cérebro, o que acontece enquanto o bebê está no útero e durante a amamentação.As doenças que afetam o crescimento cerebral podem causar tamanho da cabeça mais pequena do que o normal. Isso inclui infecções, doenças genéticas e desnutrição grave.

Os distúrbios genéticos que podem causar microcefalia incluem:

Síndromes de Cornelia de Lange, Down, Rubinstein-Taybi, Seckel, Smith-Lemli-Opitz
Trissomia 18
Trissomia 21

Quais são os sintomas da microcefalia

Além de uma cabeça pequena significativamente e, portanto, na maioria dos casos dá certo grau de atraso mental; os seguintes são os sintomas mais comuns da microcefalia.

Pode apresentar distúrbios do movimento e, muitas vezes, paralisia cerebral
Alterações neurosensoriales
Alterações no comportamento
Outros órgãos do corpo, como o coração ou os rins não se desenvolve corretamente.
Dificuldades na alimentação: por alterações anatômicas ou por dificuldades para engolir. Pode haver palato com certa frequência.

Foto:Divulgação/Flickr

Quais são os tratamentos

Não existe nenhum tratamento para ampliar a cabeça da criança ou reverter as complicações da microcefalia; por isso o tratamento concentra-se nas medidas paliativas de acordo com a condição da criança.Quando há um atraso mental não existe algum tratamento cognitivo, mas deve-se tentar melhorar ao máximo a qualidade de vida da criança, estimulando-o por meio de terapias psicológicas, ludoterapia, etc., ajudando a obter autonomia da criança.