Qual a idade para fazer exame preventivo contra o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que atinge mais as mulheres onde uma em cada nove terão a doença em alguma etapa de sua vida já que esta é a segunda maior doença de causa fatal que atinge as mulheres depois do de pulmão e tudo isso indica já que os índices vem aumentando significativamente desde 1970.

Como todas as mulheres sabem o exame preventivo é fundamental para que se houver qualquer duvida sobre a doença procurar um médico imediatamente já que o quanto antes o problema for detectado mais rápido e eficaz será o tratamento.

Exame preventivo contra o câncer de mama

Contudo o que caba deixando muitas mulheres intrigadas é a partir de que idade o auto-exame deve ser feito e com isso algumas mulheres acabam realizando este procedimento com uma idade um tanto quanto avançada correndo assim o risco de estar com a doença.

Por isso que o auto exame é indicado para as mulheres a partir dos 21 anos de idade no qual serve de prevenção para todas as mulheres já que a mesma pode realizar em casa mesmo fazendo o exercício de apalpamento corretamente e a mamografia que deve ser indicada pelo médico.

O exame deve ser realizado ao menos uma vez por ano para que assim você e o seu profissional de confiança possam acompanhar toda a sua prevenção e no caso de qualquer suspeita o mesmo já sabe o que pode ser feito no qual acompanha o seu caso desde o inicio.

Exame preventivo contra o câncer de mama
Foto:Divulgação/pt.dreamstime

Entretanto assim como em qualquer outro tipo de câncer o cancro de mama também pode se espalhar para outras partes do corpo no qual é chamada de metástase e por isso é muito importante que a mulher faça o auto-exame em caso, pois se o problema for detectado no inicio as chances de cura é muito maior e o tratamento não agressivo já que nos casos mais avançado o paciente deve se submeter à quimioterapia de maneira que combata o tumor.

Sendo assim todas as mulheres devem ficar atentas quanto alguns sintomas como o aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou debaixo do braço, mudança no tamanho ou até mesmo no formato da mama, alteração na coloração ou na sensibilidade da mama ou da aréola dentre outros e no caso de duvidas procure um médico.