Se arrancar um folículo capilar da cabeça, nasce outro fio no mesmo lugar?

Folículo capilar é uma bolsa tubular e dentro dela está localizada a raiz do fio. O folículo encontra-se localizado na hipoderme. Cada um de nós tem aproximadamente 5.000 folículos capilares pelo corpo, apenas as palmas das mãos, dos pés e as mucosas como a boca não os possuem. Considerando a extensão de nossa pele eles são até poucos.

Cada folículo capilar é composto por um fio de cabelo ou pelo com seu bulbo. Glândula sudorípara, glândula sebácea e outros órgãos de mesma importância também são originados quando a epiderme penetra na derme. Esses folículos são na verdade são a fábrica dos cabelos, é por meio deles que nascem cada fio de cabelo ou pelo.

Doenças que atingem os folículos capilares

Algumas doenças podem atingir os folículos capilares como, por exemplo, a foliculite que é uma inflamação dos mesmos. A foliculite pode ser profunda ou superficial, o segundo tipo é até bem corriqueiro, o primeiro é mais raro e mais grave e pode trazer consequências irreparáveis.

A foliculite pode ocorrer por infecção viral, bacteriana ou fúngica dos folículos, na maioria das vezes as pessoas são infectadas por bactérias. A foliculite mais grave pode ter sérias consequências como a disseminação pelo corpo e a perda permanente dos fios. Nossa dúvida já começa a ser respondida nesse momento, o folículo piloso quando sofre determinado problema pode fazer com que o fio de cabelo não nasça mais.

Outra doença que provoca a calvície é a tricotilomania. Doença que traz como principal sintoma a necessidade compulsiva de arrancar os cabelos ou os pelos. A pessoa não tem como evitar a doença, ela é como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

Não se tem certeza do porquê da tricotilomania acontecer. A pessoa que tem a doença sente tensões quando tenta não praticar o ato e depois que arranca os fios se sente bem aliviada. Muitas vezes o ato de arrancar pelos e cabelos é inconsciente.

A consequência mais grave da doença vem justamente da pessoa arrancar o folículo piloso inúmeras vezes e essa repetição faz com que os fios não cresçam mais. Arrancar um folículo por amarrar muito forte os cabelos uma vez ou outra não provoca danos permanentes, mas se isso se tornar um hábito e você fizer diariamente, pode sim perder os cabelos se os folículos forem arrancados.

Algumas pessoas não têm opção porque são acometidas por doenças que faz com que arranquem seus cabelos, mas se você, felizmente, não passa por nenhum problema patológico, é aconselhável que tome alguns cuidados, principalmente as mulheres que chegam nos consultórios em número maior por causa desse tipo de problema.

O mito que afirma que arrancar cabelos brancos faz com eles diminuam é verdade, mas não existe a diminuição dos fios de cor branca e sim de fios de qualquer coloração, pois quando os fios são arrancados com frequência, eles simplesmente param de nascer.

Arrancar folículo capilar repetidamente faz com que o cabelo não volte a crescer. Um exemplo disso, são os tratamentos a laser, as famosas depilações definitivas. Esse tipo de tratamento danifica os folículos e faz com que os pelos não voltem, entretanto, alguns folículos não são danificados pelo laser a ponto de morrer e após alguns anos os cabelos voltam a nascer.

folículo capilar

Então, se arrancar um Folículo Capilar da cabeça, nasce outro fio no mesmo lugar? Sim, se isso não se tornar um hábito, mas caso você arranque-os com frequência, ele não vai nascer novamente.