Vitamina C quais as suas funções? importância, usos e benefícios

Vitamina C quais as suas funções? importância, usos e benefícios
Deixe Seu Voto

A vitamina C é, possivelmente, a vitamina mais popular. Além de ser usado para tratar constipações, muitas pessoas tomam suplementos de vitamina C com a esperança de que lhes ajude a curar inúmeras doenças.

Foi demonstrado que a vitamina C pode reduzir a severidade dos sintomas do resfriado, já que atua como um anti-histamínico natural. A vitamina C pode ser útil para o controle da alergia pela mesma razão.

Como um fator importante na produção de colágeno, a vitamina C é útil na cicatrização de feridas de todo o tipo. De cortes e ossos quebrados, queimaduras e a recuperação das feridas cirúrgicas, a vitamina C por via oral ajuda a curar as feridas mais rápido. Aplicada topicamente, a vitamina C pode proteger a pele dos danos dos radicais livres após a exposição aos raios ultravioleta (UV).

Como um antioxidante, a vitamina C ajuda a prevenir as cataratas,a opacidade do cristalino do olho que pode levar à cegueira em adultos.

Tal como acontece com os outros antioxidantes, a vitamina C ajuda a prevenir doenças do coração, através da prevenção dos radicais livres prejudiciais nas paredes arteriais.

Os asmáticos tendem a ter maiores necessidades de vitamina C por sua função antioxidante nos pulmões e as vias respiratórias. As doses de 1.000 a 2.000 mg por dia melhoram os sintomas de asma e diminuem a produção do corpo da histamina, o que contribui para a inflamação.

As pessoas com diabetes também podem se beneficiar desta vitamina. Esse nutriente pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Dado que a insulina ajuda a vitamina C, assim como a glicose entrar nas células, as pessoas com diabetes não podem ter quantidade suficiente de vitamina C no interior de muitas de suas células.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente solúvel em água que é vital para todas as criaturas. Os alimentos são especialmente ricos em vitamina C são a salsa, brócolis, pimentões, morangos, laranjas, suco de limão, mamão, couve-flor, couve, folhas de mostarda e as couves de Bruxelas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *